Skip to main content

Mocinho ou vilão: a verdade por trás de tudo o que falam sobre a bichectomia.

Em meados de 2015, a bichectomia foi uma febre entre os famosos brasileiros. O procedimento é, basicamente, a retirada parcial da “bola de bichat”, ou seja, a gordurinha das bochechas. A bichectomia, ou lipoplastia facial como também é conhecida, tem o objetivo de fazer com que as maçãs do rosto e a linha da mandíbula fiquem realçadas, causando uma aparência de rosto mais fino e alongado e se inclui no conjunto de técnicas que resultam em um rosto mais harmônico.

Atualmente, existem muitos questionamentos a respeito desta opção: será que vale a pena? Dá resultado no meu tipo de rosto? Mais tarde, vou me arrepender? Existem estudos sobre todos estes assuntos e neste artigo, você vai conhecer os dois lados da moeda! Boa leitura!

1. Vou me arrepender quando eu envelhecer?
DEPENDE! O objetivo do procedimento é ter um rosto mais bonito durante os primeiros anos da vida adulta. Caso a “bola de bichat” não faça falta quando o paciente estiver com 50 ou 60 anos, já valeu a pena. Caso faça falta, a pergunta que se deve fazer é: valeu a pena ter ficado com o rosto mais harmônico dos 20 até os 40 anos?

Agora você deve estar se perguntando: “mas e se eu não quiser parecer mais velha aos 50, 60 anos?” Atualmente, existem diversos tratamentos – e surgirão muitos outros – que cumprem essa função. Certamente, este não será um problema.

2. Vai dar resultado no meu rosto?
DEPENDE também! Em alguns casos, mesmo que o procedimento tenha sido realizado com êxito, a bichectomia não é indicada, pois não fará diferença ou não apresentará um bom resultado. São eles:

  • Pacientes com peso distante do ideal: Não há indicação, pois não fará diferença. O paciente com 20 ou 30 kgs acima do peso indicado para sua altura possui, nas bochechas, além da bola de bichat, um tecido adiposo que não é retirado na bichectomia. Ou seja, mesmo com o procedimento, o rosto não alcançará o resultado desejado.
  • Pacientes com rosto muito magro: Não há indicação, pois ficará muito artificial. Com a bichectomia, um rosto muito magro parecerá um rosto desnutrido e doente.

Então, para quem é indicado?

  • Pacientes com peso próximo do ideal, o rosto redondo e que o formato do rosto se mantém mesmo com a perda de peso. Caso o rosto “emagreça” junto com o corpo não há indicação de bichectomia e, sim, emagrecimento.

Antes de definir o procedimento, é fundamental realizar uma avaliação com um profissional especialista na área, pois cada pessoa possui uma indicação diferente. Caso o paciente possua, por exemplo, o rosto todo redondo, ou seja, desde a região temporal, zigomático, bochechas, mandíbula e queixo, outros procedimentos serão necessários para obter o resultado desejado, pois a bichectomia impactará apenas em uma dessas áreas.

Dr. Georgen Hauagge

Médico fundador do Grupo Hauagge e referência em transplante capilar, cirurgia de pálpebras e rejuvenescimento facial integrado.

Leave a Reply