Skip to main content

Uma das principais dúvidas durante as consultas médicas é em relação à durabilidade da aplicação da toxina botulínica. É muito comum ouvir dos pacientes: “Doutor, eu faço atividade física. Posso ter resistência ao Botox?” Bom, depende. Apesar de não ser um tratamento com duração de longo prazo, se engana quem pensa que o Botox dura menos que “o esperado” simplesmente por resistência. Isso acontece, salvo em alguns casos, por motivos bem comuns.

1. Não utilizar a marca Botox® ou uma outra marca de qualidade 

Assim como vários outros produtos, a toxina botulínica também se popularizou a partir do nome de uma marca, neste caso o Botox. Isso significa que, obviamente, existem outras opções da mesma substância, porém de marcas diferentes – como acontece no sabão em pó e na palha de aço, por exemplo. Sendo assim, a não utilização de uma marca de qualidade reduz drasticamente a qualidade da aplicação e pode impactar diretamente no resultado final e na durabilidade do efeito.

2. Não diluir o produto corretamente

Imagine que você está fazendo um chocolate quente e coloca 5 colheres de achocolatado em pó em um copo de 200 ml. Vai ficar forte, não vai? O mesmo acontece se fizer o contrário. Com a toxina botulínica é a mesma coisa. O fabricante disponibiliza uma espécie de “receita” com a quantidade exata que precisa diluir. Se a substância for diluída de maneira incorreta impactará diretamente o resultado final.

3. Aplicar uma dose “desproporcional”

Assim como a diluição, a dose é fundamental para a durabilidade. Basicamente, se você aplicar uma dose maior, o efeito permanecerá por mais tempo. E o contrário também acontece. Se a dose for menor, menor o tempo de efeito da aplicação.

4. Aplicar na parte errada do músculo

O profissional que realiza a aplicação precisa entender a técnica e saber onde aplicar a substância. A toxina botulínica trata as rugas dinâmicas do rosto. Portanto, deve ser aplicada na parte “mais forte” do músculo. Se a aplicação for realizada onde não há uma contração tão expressiva, o efeito durará menos.

Além destes, também existem outros fatores que podem influenciar na durabilidade da toxina botulínica. E, é claro, existem pessoas que possuem uma certa resistência ao efeito, mas é a minoria dos casos. Por isso, escolha um profissional de total confiança ao realizar seu procedimento e o questione sobre esses fatores.

Dr. Georgen Hauagge

Médico fundador do Grupo Hauagge e referência em transplante capilar, cirurgia de pálpebras e rejuvenescimento facial integrado.

Leave a Reply