Skip to main content

A toxina botulínica, conhecida popularmente pela marca Botox®, é uma substância capaz de impedir a contração muscular e atua promovendo a paralisia temporária do músculo. Gerado a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, ao ser aplicado, o Botox age como um bloqueador, que consegue impedir os estímulos dos neurônios para os músculos. Um dos procedimentos mais realizados no mundo, a aplicação da toxina é utilizada na estética para diminuir rugas e linhas de expressão. 

Pra que serve?

Como tratamento preventivo: pode ser realizado em qualquer idade, quando surgem os primeiros sinais do envelhecimento. Quando iniciada de maneira preventiva, a aplicação da toxina botulínica não deixa que as linhas de expressão se tornem rugas permanentes, prolongando a aparência jovem por muito mais tempo.

Como tratamento corretivo: nestes casos, a substância é aplicada nos locais onde as rugas estão visíveis quando ocorre a expressão. A substância age impedindo a contração do músculo, evitando assim que as rugas se formem. Esse efeito também deixa a pele esticada por mais tempo, atenuando a aparência das rugas gradualmente.

Onde a toxina botulínica pode ser aplicada?

A toxina botulínica pode ser aplicada nos pés de galinha, nas linhas da testa, na glabela e no bigode chinês, por exemplo.

Como funciona?

O Botox é aplicado no músculo do rosto para que a região paralise ou diminua a contração. Funciona para a prevenção das rugas e linhas de expressão que surgem de forma dinâmica, ou seja, quando os músculos faciais são movimentados.

Duração

O efeito da aplicação de Botox tem duração média de 4 a 6 meses, quando aplicado com dosagem e diluição correta. Após esse período, é necessário renovar o procedimento para manter os resultados.

Cuidados

A recuperação é imediata, porém após a aplicação algumas pessoas podem ficar com pequenos hematomas na região aplicada e sentir uma leve dor de cabeça. É recomendado evitar esforços físicos e ficar deitado por muito tempo nas 4 horas seguintes. Massagear o rosto também não é indicado, uma vez que o líquido pode se movimentar dentro da pele, atrapalhando um bom resultado. O uso de cosméticos, maquiagem e demais produtos deve ser evitado por 24 horas depois da aplicação. Também é essencial utilizar protetor solar e evitar a exposição solar em excesso.

Contraindicações

Assim como qualquer procedimento que aplica substâncias, o Botox é contraindicado para pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à toxina. Mulheres grávidas ou lactantes também devem evitar fazer o tratamento.

Muitas vezes, o Botox é indicado juntamente com o preenchimento com ácido hialurônico. Para alcançar um bom resultado é imprescindível que você realize uma avaliação com um profissional de confiança. Assim saberá qual o tratamento ideal para o seu caso.

Dr. Georgen Hauagge

Médico fundador do Grupo Hauagge e referência em transplante capilar, cirurgia de pálpebras e rejuvenescimento facial integrado.

Leave a Reply