Não, não é só shampoo, condicionador e minoxidil que impactam na saúde dos seus cabelos. Usa o shampoo correto, mas só come fast food? Cuidado… Obviamente, cada agente tem sua função nesse sistema chamado saúde capilar, mas você sabia que a sua alimentação é um dos principais influenciadores? Exatamente: não adianta investir em produtos e medicamentos caros e esquecer de cuidar do seu estilo de vida.
Neste artigo, selecionamos os três principais vilões que atrapalham não só o desenvolvimento dos seus fios, mas também sua saúde em geral.
1. Cigarro
Além de detonar os pulmões, acabar com o condicionamento físico, aumentar consideravelmente as chances do aparecimento de vários tipos de câncer e ainda atrapalhar a vida social, o cigarro também faz mal aos fios.
Isso acontece porque a droga psicoativa e principal ativo do tabaco, a nicotina, atrapalha a circulação sanguínea. Sendo assim, os nutrientes levados pelo sangue não chegam aos folículos capilares. Isso atrapalha o crescimento do cabelo e até apresenta sinais de uma calvície precoce, que não deveria existir na região.
2. Álcool
O álcool também é uma droga psicoativa capaz de causar dependência e afeta a saúde como um todo, inclusive a mental. Mas o que ninguém sabe é que ele também é um vilão para os cabelos. Se for consumido socialmente, o impacto não é perceptível. Porém, o uso excessivo pode causar 3 fatores que afetam a saúde capilar:
- Nutrição: o consumo excessivo de álcool diminui a absorção de algumas substâncias importantes para a saúde dos fios, como as vitaminas A, complexo B, C e D, zinco e ferro.
- Desidratação: apesar de ser o queridinho no calor, o álcool não substitui a água. Muito pelo contrário: pode causar desidratação crônica e isso acontece porque ele diminui a quantidade do hormônio antidiurético, responsável por manter o corpo hidratado. Automaticamente, a pessoa urina mais e perde líquido em excesso. Essa perda faz com que os fios fiquem mais ressecados e frágeis, aumentando a queda e a quebra dos mesmos.
- Anemia: um dos fatores que agravam a queda de cabelo. Em alcoólatras, ela pode ser causada pela queda de ferro, vitamina B9 ou B12;
3. Má alimentação
Para que o corpo tenha diferentes fontes de nutrientes é preciso investir em frutas, legumes, verduras e proteínas. Sendo assim, é como aquele velho ensinamento: quanto mais colorido o prato, melhor. Aposte em carne, ovos, laticínios, cenoura, pimentão, tomate, frutas cítricas, oleaginosas, fígado, feijão, beterraba e peixes. Depois de algum tempo, a diferença será visível de longe.
Agora que você já conhece os vilões da saúde capilar não existem mais desculpas: quanto mais saudável o corpo estiver, melhor será a qualidade do fio.